Jogo promete ajudar as crianças na hora de aprender matemática

Por  |  0 Comentários

Uma pesquisa comandada pela Universidade Johns Hopkins, nos Estados Unidos, descobriu que um jogo lúdico é capaz de facilitar o processo de aprendizagem da matemática para as crianças. A pesquisa foi baseada na teoria de que as pessoas nascem com um instinto capaz de quantificar as coisas através de figuras.

Utilizando esse pensamento, a pesquisa desenvolveu um jogo de computador com o objetivo de criar um método capaz de tornar mais simples o aprendizado da matemática. No jogo criado, diversas imagens apareciam na tela e cada imagem era divida ao meio: de um lado ficavam bolas azuis e do outro bolas amarelas. Além disso, o nível de dificuldade de cada imagem era diferente.

O objetivo do game era dizer em apenas alguns segundos qual cor tinha o maior número de bolas por imagem. No entanto, como o tempo de cada imagem era curto, o jogador não conseguiria contar o número de bolas. O tempo total do jogo era de cinco minutos.

Para provar que o jogo funcionava e ajudava no aprendizado, 40 crianças com 5 anos de idade participaram da pesquisa. Elas foram divididas em três grupos. Um dos grupos jogava o game do nível fácil para o difícil enquanto outro grupo tinha que enfrentar o game do nível mais difícil para o fácil. No terceiro grupo, os níveis eram alternados.

Depois, as crianças foram submetidas a testes de vocabulário e matemática. O grupo que jogou do nível fácil para o avançado teve o melhor desempenho e acertou 80% do teste de matemática. A pesquisa não constatou melhora quanto ao teste de vocabulário.

Para ver como funcionou a pesquisa, assista ao vídeo:

Baby Cidade | PATRICIA MACHADO

Deixe Um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *