Novo tipo de célula imunológica é encontrado no leite materno

Por  |  0 Comentários

Pesquisadores acreditam que essas partículas são a primeira barreira de proteção para o bebê

 

Um novo tipo de células do sistema imunológico, células linfoides inatas (ILC, sigla em inglês) do tipo 1, foi encontrado no leite materno por pesquisadores da Universidade de Georgia nos Estados Unidos. De acordo com o estudo, publicado no Jama Pediatrics, essas partículas protegem os recém-nascidos de infecções e, a longo prazo, ajudam-lhes a desenvolver seu próprio sistema imune.

As ILCs foram descobertas há cerca de 10 anos e é a primeira vez que são identificadas no leite materno. Elas são uma espécie de general entre as células do sistema imune, sinalizando através de proteínas que partículas indesejadas os macrófagos – células de grandes dimensões que “engolem” bactérias, vírus e tecidos mortos – devem atacar. Grandes quantidade de macrófagos também já foram identificadas no leite materno.

Em nota, os pesquisadores ressaltaram que a presença de ILCs no leite é mais uma razão para amamentar. “Acreditamos que essas células ajudam na primeira barreira de proteção imune do bebê”, disse Jatinder Bhatia, umas das autoras do estudo.

Os pesquisadores também acreditam que as ILCs impedem que a mãe pegue alguma infecção do bebê e auxiliam na modificação do conteúdo do líquido para torna-lo mais apto a combater a doença do recém-nascidos. Eles defendem que existe uma troca de microorganismos entre mãe e bebê durante a amamentação, mas ainda precisam investigar os detalhes de como ela ocorre.

Leite materno ajuda na imunidade da criança (Foto: Thinkstock Photo)

Fonte: Crescer online

Deixe Um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *